A importância do seguro de carga

O recente acidente com o navio de carga RENA, na costa da Nova Zelândia, serve de recordatório sobre a importância de fazer um seguro para a sua carga.

A 4 de outubro de 2011 o navio de carga Rena embateu no recife Astrolábio, perto de Tauranga, Nova Zelândia. Devido á inclinação provocada pelo embate cerca de 80 contentores foram atirados ao mar e é possível que a totalidade dos contentores transportados, mais de 1360, venham também a cair. O casco tem uma racha e teme-se que o navio possa quebrar. Para piorar a situação o navio está a verter combustível para o mar sendo esta a maior preocupação das autoridades, relegando a recuperação da carga para segundo plano.

Se você fosse um dos proprietários da carga transportada, o que significaria?

Aqui ficam 4 razões que levam a que proprietários com carga a bordo possam estar a ter noites sem dormir:

  • Danos:
    A preocupação é que o Rena possa quebrar e criar uma situação idêntica à do navio MSC Napoli, onde muitos contentores caíram ao mar na costa inglesa em 2007. Os relatórios indicam que 88 contentores foram perdidos. Mesmo que o navio seja salvo, muitos contentores ficarão danificados em resultado do colapso da pilha de contentores ou do embate no casco do navio. Se tiver a sua carga assegurada saberá que a companhia seguradora irá prontamente lidar com o seu pedido.
  • Avaria grossa:
    O armador provavelmente irá declarar avaria grossa. Avaria grossa é declarada quando a viagem do navio é ameaçada por um perigo maior. Todas as partes envolvidas na viagem (incluindo os donos de carga) terão de pagar a sua parte, no custo de salvar o navio e a sua carga, mesmo se a carga individual não está danificada ou perdida. Isto quer dizer que os proprietários não poderão reclamar a sua carga até que a recuperação esteja assegurada, mesmo que a sua carga não esteja danificada. Se tiver a sua carga assegurada a companhia de seguros irá emitir uma garantia que permitirá a imediata libertação da sua carga enquanto a sua seguradora ficará responsável pela contribuição. Sem o seguro adequado, pode-lhe ser pedido um depósito em dinheiro de uma proporção do valor da sua carga e a sua libertação ser feita apenas depois deste depósito efetuado . Este processo pode ser moroso e demorar meses ou até anos.
  • Recuperação:
    Se reclamar perdas na sua carga, o transportador pode tentar defender-se com uma limitação na sua culpa alegando culpa de terceiros, na tentativa de evitar o pagamento. Se tiver a sua carga assegurada a companhia de seguros ocupar-se-á de recuperar o seu crédito. A transportadora tentará defender-se das suas reclamações e direitos alegando eventualmente limitações e cláusulas contratuais e a companhia de seguros será responsável por transpor estas barreiras.
  • Incerteza:
    Enquanto o navio estiver encalhado, expedidores e destinatários ficarão sem saber qual a real situação da sua carga – incerteza – nem quando poderão reaver a sua carga. Os seguros marítimos fazem parte de uma indústria especializada, onde os processos envolvidos podem ser complicados, e os pedidos e terminologia difíceis de entender. Se tiver a sua carga assegurada, esta será libertada imediatamente com os títulos apropriados, ou qualquer reclamação será prontamente atendida. A seguradora irá assegurar que as suas reclamações serão tratadas de forma correta e os seus direitos devidamente protegidos.

O real valor do seguro de carga
Os transitários devem assessorar os seus clientes sobre a importância do seguro de carga. Carga perdida ou danificada é apenas uma parte da história; avaria grossa é mais comum do que aquilo que as pessoas pensam e equivale aproximadamente a 10% das perdas sofridas por seguradoras marítimas por causa do volume e frequência das queixas. Para complicar, os proprietários de carga sem seguro tem poucas possibilidades de recuperar as suas perdas se a culpa não é do navio transportador.

Informe-se connosco sobre o seguro para a sua carga.

Fonte: WCAF

Imagem: New Zealand Defence Force, Wellington, New Zealand - Assistência ao navio OP Rena, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17513042

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