Documentação necessária:
Carga rolante:
- Original do(s) documento(s) da(s) viatura(s);
- Fatura comercial da(s) viatura(s) ou declaração de valores;
- Imposto de circulação do ano em curso (verificar o mês da matrícula);
- Declarações de exportação (a fornecer pela educargas no acto de abertura do processo);
- Cartão de contribuinte do exportador e identificação completa do importador (nome completo, morada, n.º de contribuinte e telefone de contacto).
Contentores:
- Fatura original com os valores comerciais da mercadoria;
- Packing list (descrição da mercadoria, n.º de volumes e pesos);
- Declarações de exportação (minutas a fornecer pela Educargas no ato de abertura do processo);
- Fotocópia do cartão de contribuinte do exportador e importador (pelo menos o conhecimento do número deste último, assim como do seu nome completo e contacto).
Inspeções:
Carga rolante / contentores:
No caso de a sua carga ter como destino república de angola, moçambique e república democrática do congo note a necessidade da mesma ser previamente inspecionada junto de uma das entidades inspetoras indicadas para o efeito. Este é um procedimento fundamental para o inicio de todo o processo de exportação!
- Em Angola – através das entidades: BIVAC, COTECNA e SGS. Inspeção essa que deverá ser paga no destino, mas realizada no país de origem ao abrigo da proteção dos importadores. No mesmo território deverá proceder-se ao franqueamento da fatura comercial da mercadoria (o pagamento dos impostos sobre a mesma junto do ministério do comércio).
- Em Moçambique – por favor consulte a entidade INTERTEK - ITS através do n.º de telefone 21 466 93 41 ou do site: www.intertek-fts.com;
- República Democrática do Congo – por favor consulte a BIVAC: www.bureauveritas.com.
Ultrapassada esta primeira fase do processo, aventure-se! Envie-nos toda a documentação necessária e faça chegar o que é seu a qualquer parte do mundo com a Educargas!