A ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias informa que entraram em vigor medidas especiais de controlo para produtos alimentares com origem no Japão.
Todos os produtos alimentares serão objecto de controlo pela entidade veterinária e fito-sanitária, com retirada de amostras para análise e controlo a efectuar pelo Instituto Tecnológico e Nuclear. Esta análise tem como objectivo a despistagem da existência de rádioactividade.
Assim, até à divulgação dos resultados das análises as mercadorias ficarão retidas no terminal marítimo de chegada. Só depois de ser conhecido o resultado é que as mesmas podem ser carregadas e transportadas para fora do terminal.
A ANTRAM chama a atenção dos transportadores, no sentido de solicitarem informações concretas juntos dos seus clientes sobre a origem e natureza das mercadorias, uma vez que produtos alimentares com origem no Japão apenas podem ser desembarcados para transporte após cumpridos todos os procedimentos de controlo.